Reabilitação Vestibular (RV)

Geralmente tontura, vertigem, “labirintite” são utilizados para descrever um quadro de desequilíbrio, no entanto esses termos não são sinônimos. A tontura é caracterizada como uma sensação de instabilidade ou flutuação no ar, enquanto a principal característica da vertigem é a sensação de estar rodando. Labirintite é popularmente utilizada para designar os quadros de tontura, mas não é o termo mais adequado.

O médico otorrinolaringologista é o profissional indicado para o tratamento desses quadros. Geralmente ele solicita alguns exames para a investigação e de acordo com o diagnóstico o tratamento é definido: podendo envolver o uso de remédios e/ou encaminhamento para o fonoaudiólogo realizar a Reabilitação Vestibular (RV).

 

A Reabilitação Vestibular (RV) consiste em exercícios de cabeça, olhos e/ou corpo e/ou manobras físicas, que têm por objetivo estimular o Sistema Vestibular e proporcionar a recuperação funcional do equilíbrio corporal. Os exercícios são personalizados, e somente após avaliação o tratamento é montado.

 

Um quadro de desequilíbrio muito comum que ocorre quando há mudança de posição da cabeça (ao deitar ou virar para o lado, por exemplo) é a Vertigem Postural Paroxística Benigna (VPPB). Ela é provocada pelo deslocamento de pequenas pedrinhas de carbonato de cálcio (otólitos) no órgão responsável pelo equilíbrio, e seu tratamento consiste na realização de manobras na maca para reposicionamento dos otólitos.

Rua Inácio Pereira da Rocha, 142 - cj. 509 - Vila Madalena / Pinheiros - São Paulo / SP

A 500 metros da estação Fradique Coutinho do metrô. Estacionamento terceirizado no local.

Fones:       (11) 99472-5269 / (11) 5571-3453

  • Facebook
  • Instagram ícone social