
Fonoaudióloga Katia Aguiar
Seu filho está com dificuldade no início da vida escolar?

Na maternidade, antes da alta do bebê, são realizados obrigatoriamente os testes do "olhinho" e da "orelhinha" com o objetivo de detectar alterações congênitas. No entanto algumas crianças podem desenvolver discretas alterações auditivas e/ou visuais que, em muitos casos, só serão percebidas no início da vida escolar ao apresentarem dificuldades de aprendizado. Seu comportamento e suas relações com outras crianças, suas conquistas escolares e suas condições de saúde são aspectos que merecem atenção.
Veja alguns sinais indicadores que merecem atenção:
· Fala muito “hã?”, “o quê?”;
· É desatenta, distraída;
· Não localiza sons emitidos fora de seu alcance visual;
· Omite alguns sons ao falar ou tem trocas articulatórias significativas;
· Fala muito alto;
· Procura pistas visuais no rosto do falante (leitura orofacial);
· Não responde ao chamado quando está virada de costas;
· Atende ao telefone sempre com a mesma orelha;
· Precisa copiar a tarefa dos amigos de escola ou precisa de mais explicações que as outras crianças para entender as atividades;
· Necessita que as ordens sejam repetidas;
· Está constantemente com o nariz escorrendo e resfriada;
· Está constantemente cansada;
· Apresenta alguma alteração de comportamento na sala de aula ou dificuldade em se relacionar com outras crianças.
Identificou alguma dessas características na criança? Procure seu médico.
Faça uma avaliação fonoaudiológica e oftalmológica.